sexta-feira, 18 de março de 2011

A Grande Onda

João Montanaro, aqui vive a maior colônia de descendentes de japoneses do mundo! Sua charge é imparcial mas faltou um pouco de sensibilidade como cartunista. Já pensou rapaz, alguém desta colônia ver sua charge e saber que um parente ou amigo foi morto, ficou desaparecido, tragado pela grande onda? Os outros colegas seus cartunistas do mundo inteiro usaram também a Grande Onda de Hokusai mas para enviar um desenho com um sentimento muito importante: solidariedade. Pense!

2 comentários:

Anônimo disse...

Sonia, realmente, esse é um momento de dor e de comoção mundial pelas vítimas do terremoto e do tsunami que se abateram sobre o nordeste do Japão.
A maioria dos internautas brasileiros, descendentes ou não de japoneses, já deram mostras de solidariedade e apoio ao povo japonês, em especial às vítimas e seus familiares parentes e amigos.
Entretanto, existem aqueles que, apesar de gostarem de anime e de mangá, não parecem nem um pouco tocados pelo que aconteceu no Japão, país de origem dessas produções culturais, e que além de não expressarem nem uma palavra de solidariedade ou de alento, ainda por cima fazem críticas aos que se mostram solidários. Abaixo, há um link para uma página que fala sobre a tragédia.
http://www.jbox.com.br/2011/03/17/de-olho-no-japao-as-consequencias-do-terremototsunami/
Entre os comentários postados, há aqueles que se destacam pelo pouco caso com o que aconteceu no Japão, e outros só se interessam em saber quando será lançada esta ou outra série de anime ou mangá.
É nessas horas que se vê o que são os fãs de animes e mangás no Brasil (também chamados de otakus). Não creio que tamanha indiferença exista entre os fãs japoneses.
Mas, fazer o quê? Os seres humanos são assim mesmo.
Mas têm coisa ainda pior.
Vi, há alguns dias no Youtube, um vídeo que faz com que a charge polêmica que foi publicada na folha pareça pouca coisa, em matéria de chocar o público. O vídeo que eu vi é de uma abominação tal que fica difícil ficar indiferente à ele, é um total desrespeito para com a dor e o sofrimento das vítimas do terremoto e do tsunami. Abaixo, o link:
http://www.youtube.com/watch?v=BasbMKkJ5x0&feature=player_embedded
Nem sei como esse vídeo ainda continua postado lá, sem que os responsáveis pelo Youtube tenham retirado de lá. Pode ser que seja o caso de denunciar o vídeo a algum jornal ou a alguma autoridade, mas como eu não sei como fazer isso (e a quem fazer), talvez você possa fazer isso.

Unknown disse...

Cara Sonia, Hokusai, Monte Fuji e Mar, Água, são icones sagrados para japoneses. A piada da charge na Folha foi por isso duplamente dolorosa. A imaturidade pode ser perdoada, mas sensibilidade, compaixão, humanidade, e também humildade para respeitar a dor do próximo: será que certa juventude sabe lá o que é isso, hoje em dia? Que tristeza. naomi, www.Asiacomentada.com.br/sensibilidades diferentes sobre uma mesma cena.