quinta-feira, 16 de junho de 2011

GIBICOM em Curitiba - julho de 2011


A Gibicon é um evento internacional de história em quadrinhos, que vai ocupar diversos espaços da cidade de Curitiba com minicursos, oficinas, palestras, debates e muitos convidados da área.

Nos últimos anos, as histórias em quadrinhos têm mostrado cada vez mais sua força como arte e crescido em relevância no nosso país. A Gibicon em Curitiba prestigia os artistas locais e a força da sua produção no cenário nacional ao mesmo tempo que apresenta quadrinistas do mundo todo.

O evento surge como parte das festividades dos 30 anos da Gibiteca de Curitiba - a primeira do país – a ser comemorado ano que vem. Mas se o aniversário da Gibiteca é ano que vem, por que a Gibicon começa agora?

O evento é chamado de “zero” por ser um aquecimento, uma prévia das diversas atividades da próxima edição. Em 2011, a Gibicon será curta, porém intensa.

Mas não pense que isso faz da convenção desse ano algo menor! Embora concentrada em apenas três dias, o evento tem atrações bastante significativas para os quadrinhos nacionais e internacionais. Confira os convidados, as exposições e a programação pra ver o que vai acontecer na Gibicon de 2011.

Visite o evento, passeie por Curitiba, explore a Gibiteca e os espaços de exposição e debates, veja os artistas e prestigie sua produção. Venha para a Gibicon!


ANDRÉ CALIMAN
Nascido em 1986, em São Paulo, André Caliman é ilustrador e quadrinista. Mora atualmente em Curitiba, foi um dos responsáveis pelas revistas Quadrinhópole e Avenida. Seu lançamento mais recente é a revista independente Rua!.

http://andrecaliman.blogspot.com/

ANDRÉ DINIZ
André Diniz nasceu em 1975 na cidade do Rio de Janeiro e é escritor, quadrinista e ilustrador. Autor prolífico que trabalha tanto como desenhista quanto roteirista, Diniz lançou nos últimos anos as obras 7 vidas, Ato 5, O quilombo Orum Aiê, Morro da favela, entre outros.

http://www.nonaarte.com.br/


BENETT
Benett mora em Curitiba e é cartunista dos jornais Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo, onde publica as tiras Punkada e Benett-o-matic. Colabora também com o Le monde diplomatique. Teve um livro de tiras publicado em 2007: Benett apavora! – Tiras encardidas e desenhos infames para toda a família disfuncional (Juruá).

http://blogdobenett.blog.uol.com.br/


CARLOS MAGNO
Nascido em 1976, em Guarapuava, no Paraná, Carlos Magno é desenhista e ilustrador. Mora atualmente em São José dos Pinhais (PR) e já trabalhou para diversas editoras norte-americanas de quadrinhos, como DC, Marvel, Boom, Avatar, Moonstone e IDW, desenhando Liga da Justiça, Hulk, Fantasma, Transformers, a nova série Planeta dos Macacos, entre diversos outros personagens.

http://www.comicvine.com/carlos-magno/26-44265/


EDDY BARROWS
Nascido em Belém do Pará, Eddy Barrows vive em Belo Horizonte desde seus dois anos de idade. Já desenhou revistas como G.I. Joe, 52, Novos Titãs, entre outras. Atualmente, é desenhista exclusivo da DC Comics e trabalha com o Superman.

http://eddybarrows.blogspot.com/


ERICA AWANO
Conhecida como uma das principais desenhistas do estilo mangá no Brasil, Erica Awano formou-se em Letras na USP. Awano desenhou a revista mensal Holy avenger e ilustrou livros de RPG, entre outras revistas. Atualmente, trabalha em uma adaptação de Alice no país das maravilhas para a editora norte-americana Dynamite.



FÁBIO MOON
Nascido em 1976, em São Paulo, Fábio Moon é quadrinista. Com seu irmão gêmeo, Gabriel Bá, criou a série 10 pãezinhos e Daytripper (Vertigo), além de publicarem semanalmente a tira Quase nada, na Folha de S.Paulo. Ganhou o prêmio Eisner pela revista independente 5 e pela HQ digital Sugarshock, dois prêmios Eagle por Daytripper, além de um prêmio Jabuti pela adaptação de O alienista.

http://10paezinhos.blog.uol.com.br/


FULVIO PACHECO
Nascido em 1976, Fulvio Pacheco vive em Curitiba e é desenhista, ilustrador e professor. Dá aulas de história em quadrinhos na Gibiteca de Curitiba e publicou Lobo da estrada na revista Quadrinhópole (2007) e O Crime do Teishouko Preto (2008).

http://www.fulviopacheco.blogspot.com/

GABRIEL BÁ
Nascido em 1976, em São Paulo, Gabriel Bá é quadrinista. Com seu irmão gêmeo, Fábio Moon, criou a série 10 pãezinhos e Daytripper (Vertigo), além de publicarem semanalmente a tira Quase nada, na Folha de S.Paulo. Ganhou o prêmio Eisner pela revista independente 5 e por The umbrella academy, dois prêmios Eagle por Daytripper, além de um prêmio Jabuti pela adaptação de O alienista.

http://10paezinhos.blog.uol.com.br/


IVAN REIS
Nascido em 1976, em São Bernardo do Campo, Ivan Reis é desenhista. Já trabalhou para a Editora Bloch, para os Estúdios Mauricio de Sousa, para as norte-americanas Chaos e Marvel e atualmente é artista exclusivo da DC Comics. Seus trabalhos recentes incluem desenhos para Lanterna Verde, A noite mais densa, O dia mais claro e Aquaman, e consultoria para o filme do Lanterna Verde.


JOE BENNETT
Nascido em 1968, em Belém, Pará, Joe Bennett é desenhista. Já trabalhou para a Marvel (Homem Aranha, Hulk, entre outros), Image e atualmente desenha a Liga da Justiça, para a DC Comics. Bennett expôs anteriormente em Curitiba, durante a comemoração dos 25 anos da Gibiteca de Curitiba. Pode se vangloriar de ter trabalhado com o lendário Alan Moore.

JOE PRADO
Joe Prado mora em São Paulo e é agente do estúdio Art & Comics e desenhista. Fez a ponte entre diversos artistas brasileiros e o mercado norte-americano e atualmente desenha para a DC Comics revistas como Crise infinita e O dia mais claro.


LOURENÇO MUTARELLI
Nascido em 1964, em São Paulo, Lourenço Mutarelli é quadrinista, escritor, dramaturgo e ator. É autor dos romances O cheiro do ralo, Teatro das sombras e Jesus Kid (Devir), O natimorto, A arte de produzir efeito sem causa e Miguel e outros demônios (Companhia das Letras) e de quadrinhos como O dobro de cinco, O rei do ponto, A soma de tudo – partes 1 e 2 e A caixa de areia (ou era dois no meu quintal) (Devir). Seus trabalhos mais recentes incluem o papel de protagonista no filme O Natimorto e o livro Nada me faltará (Companhia das Letras).


PAIXÃO
Paixão é um dos chargistas mais importantes do Paraná. Mora em Curitiba e é um dos cartunistas do jornal Gazeta do Povo.


PAULO RAMOS
Nascido em 1972, Paulo Ramos é jornalista, professor e pesquisador de histórias em quadrinhos. Já organizou e escreveu livros teóricos como Bienvenido: Um passeio pelos quadrinhos argentinos (Zarabatana Books) e A leitura dos quadrinhos (Contexto), além de manter o Blog dos Quadrinhos.


PRYSCILA VIEIRA
Pryscila Vieira nasceu em Curitiba e é quadrinista e ilustradora. Publica semanalmente no jornal Folha de S. Paulo a tira Amely.

http://pryscila-freeakomics.blogspot.com/


RAFAEL COUTINHO
Nascido em 1980, em São Paulo, Rafael Coutinho é artista plástico, designer, animador, editor e quadrinista. Coutinho publicou Cachalote (Quadrinhos na Cia.) e a revista MIL - Drink (Barba Negra/ Cachalote), além de editar a coleção MIL.

http://www.raffa-bingo.blogspot.com/


RICARDO MANHÃES
Ricardo Manhães é desenhista e ilustrador, e trabalha há mais de 10 anos no mercado europeu de quadrinhos. Já publicou 14 álbuns (incluindo coletâneas) na França, Bélgica, Canadá e Holanda.

http://www.ricardomanhaes.com/ e http://www.ricardomanhaes.blogspot.com/

SIDNEY GUSMAN
Nascido em 1966, em São Paulo, Sidney Gusman é jornalista e editor de quadrinhos. Atualmente, é responsável pelo site Universo HQ e é coordenador editorial da Mauricio de Sousa Produções.


SOLDA
Nascido em Itararé, Solda mudou-se para Curitiba e se tornou um dos mais importantes cartunistas do Paraná. Já trabalhou no Pasquim e na revista Bundas.

http://cartunistasolda.com.br/

SONIA LUYTENUma das mais respeitadas pesquisadoras de histórias em quadrinhos e humor gráfico do Brasil, Sonia Luyten possui doutorado e pós doutorado sobre mangá, deu aulas no Japão, Holanda e França e publicou oito livros, além de dezenas de artigos em revistas, jornais e publicações científicas.

http://sonialuyten.blogspot.com/

Um comentário:

Alexandre Nagado disse...

Sonia, há quanto tempo!

Fui convidado para participar do evento, mas não consegui conciliar meus compromissos e deveres com a data, infelizmente. Fica pra outra vez. Desejo muito sucesso ao evento e que você possa fazer uma grande participação, como sempre.

Aproveito para pedir que entre em contato. Lancei um e-book para venda e lhe enviei uma edição. Chegou a receber? Escreva para mim quando puder.

Abraços!

Alexandre Nagado
Blog Sushi POP:

http://nagado.blogspot.com
nagado@nagado.com